quinta-feira, 30 de outubro de 2008

FRENTE PARLAMENTAR DE SEGURANÇA PÚBLICA - GUARDAS MUNICIPAIS


DIA: 04 de Novembro de 2008
HORÁRIO: das 15 às 18 horas
LOCAL: Assembléia Legislativa de São Paulo / Auditório Franco Montoro

Avenida Pedro Alvares Cabral, 201 - SP

As Guardas Municipais do Brasil estão unidas em prol do crescimento institucional. Porém, infelizmente, temos encontrado dificuldades na aprovação de leis e propostas de Emenda à Constituição Federal (PEC), que visam amparar a atuação mais contundente das GCM´s na prevenção e combate a criminalidade.
É cediço qua a insegurança social cresce a cada dia, não tendo porque restringir a ação dos GCM´s, que se propõem a contribuir para a solução do problema.
Alheios aos entraves burocráticos e amparados pelo poder de prisão em flagrante facultativa a qualquer do povo, os GCM´s tem contribuído significativamente na defesa da sociedade. A princípio de forma preventiva, estando presente nos locais públicos e também repressivamente, quando da certeza visual da prática de delito, efetuando prisões em flagrante.
Ainda, somente através da união de todos os GCM´s do BRASIL obteremos exito na conquista de merecidos direitos, tais como aposentadoria especial, salários dignos para todos,etc.
Saudações
GCM André

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

GCM PEC 534/02

Veja a matéria abaixo, na qual o Senador Romeu Tuma defende a aprovação da PEC 534/02 e a contribuição das Guardas Municipais na prevenção e combate da criminalidade.

Publicada em: 25/10/2008

TUMA PEDE À CÂMARA QUE APROVE MUDANÇA NO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO

Ao citar reportagem do jornal O Estado de S. Paulo que enfatizou a prevenção ao crime como função da prefeitura, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) fez um apelo nesta terça-feira (26) para que a Câmara dos Deputados aprove proposta de emenda à Constituição (PEC 534/02) de sua autoria que permite ao policiamento comunitário exercer também a parte preventiva. Tuma assinalou que a guarda municipal, já estruturada na maioria das cidades brasileiras, poderia assim contribuir muito no combate à criminalidade violenta.O senador disse que seu filho, o delegado Romeu Tuma Júnior, atual secretário Nacional de Justiça, também defendeu a idéia em palestras que proferiu recentemente, da mesma forma que ele vem fazendo desde 1995.Portanto, há uma grita generalizada em prol do emprego das guardas municipais no policiamento comunitário preventivo, sem que sensibilize a Câmara dos Deputados a ponto de dar andamento àquela PEC. Está empacada na Mesa, apesar de sufragada pelas comissões pertinentes. Parece ter caído num buraco negro - lamentou. Utilizando a escalada de violência e crime no Rio de Janeiro como exemplo, Tuma disse que teria sido mais inteligente e oportuna a utilização das guardas municipais na atividade preventiva do que empregar o Exército no policiamento. O senador frisou que as Forças Armadas são treinadas para a guerra e não para os serviços policiais.Décadas de trabalho policial ensinaram-me a nunca esquecer que as raízes do crime violento são as mais sensíveis ao policiamento comunitário. Mesmo porque, quando a violência atinge níveis alarmantes, é normal a população unir-se em ações de autodefesa. Se confiar, apóia as autoridades da segurança pública; se não, toma a lei nas próprias mãos ou contrata os execráveis justiceiros , alertou.
FONTE: AGÊNCIA SENADO
Fonte: www.guardasmunicipais.com.br

terça-feira, 21 de outubro de 2008

ROUBO DE ARMA DE GUARDA CIVIL MUNICIPAL

Domingo (19/10/2008), dois homens armados com uma pistola 765 ,por volta das 12:30 h, entraram na UBDS (Posto de Saúde) da Vila Virgínia, em Ribeirão Preto, procurando o Guarda Civil Municipal (GCM), dizendo que havia um tumulto a alguns metros do posto, porém ao encontrarem o GCM roubaram seu '38'.

O GCM entrou em luta corporal com o meliante, tendo sido efetuado dois disparos, um deles atingiu a parede. (ninguém ficou ferido)
Na fuga os criminosos deixaram a pistola 765.
O marginal chegou a apontar a arma para o rosto do GCM.

Do ocorrido, devemos tirar lições de aprendizagem:

- Estar sempre atentos, pois a qualquer momento podemos nos tornar vítimas de criminosos;
- O ideal é no mínimo 2 GCM´s escalados em UBDS´s;

No caso em discussão, o GCM estava em desvantagem numérica e de recurso material (o GCM(1) de '38' e os marginais (2)de pistola 765).

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

VEREADORES ELEITOS - RIBEIRÃO PRETO

JORNAL 'A CIDADE'

Segunda-Feira, 6 de Outubro 2008 - 2h10

Nove dos atuais vereadores de Ribeirão Preto não conseguiram a reeleição.

Não se reelegeram: Leopoldo Paulino (PMDB), Silvio Martins (PMDB) Fátima Rosa (PT), Quintino (DEM), Beto Cangussu (PT), João Araújo (PP), Wandeir Silva (PMDB), Sebastião de Souza (PSDB) e Merchó Costa (PMDB). O vereador Marinho Sampaio foi eleito vice-prefeito de Dárcy Vera (DEM).O PSDB fez quatro vereadores em Ribeirão Preto: Silvana Resende, Bertinho Scandiuzzi, Gláucia Berenice e Nicanor Lopes. O DEM elegeu quatro candidatos: o radialista Corauci Neto; Bebé; o jornalista Marcelo Palinkas, o décimo primeiro mais votado; e o dentista Waldir Villela.O PR elegeu Walter Gomes e Giló. O PSC elegeu Oliveira Junior. O PT fez apenas Jorge Parada. O PRB elegeu o pastor Saulo Rodrigues; o PP, Maurílio Romano Machado; o PPS, Capela Novas; o PV, Gilberto Abreu; e o PCdoB elegeu André Luiz da Silva. Confira a votação dos

20 vereadores eleitos:

Silvana Resende (PSDB) - 6.927
Samuel Zanferdini (PMDB) - 6.808
Walter Gomes (PR) - 6.417
Corauci Neto (DEM) - 5.836
Léo Oliveira (PMDB) - 5.452
Bertinho Scandiuzzi (PSDB) - 4.829
Bebé (DEM) - 4.607
Oliveira Júnior (PSC) - 4.392
Cícero Gomes da Silva (PMDB) - 4.220
Waldyr Villela (DEM) 4.050
Marcelo Palinkas (DEM) - 3.634
Pastor Saulo Rodrigues (PRB) - 3.558
Maurílio Romano (PP) - 3.551
Capela Novas (PPS) - 3.456
Gláucia Berenice (PSDB) - 3.182
André (PC do B) - 3.166
Gilberto Abreu (PV) - 2.939
Nicanor Lopes (PSDB) - 2.909
Evaldo M. da Silva (Giló) (PR) - 2.827
Jorge Parada (PT) - 2.751