quarta-feira, 29 de outubro de 2008

GCM PEC 534/02

Veja a matéria abaixo, na qual o Senador Romeu Tuma defende a aprovação da PEC 534/02 e a contribuição das Guardas Municipais na prevenção e combate da criminalidade.

Publicada em: 25/10/2008

TUMA PEDE À CÂMARA QUE APROVE MUDANÇA NO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO

Ao citar reportagem do jornal O Estado de S. Paulo que enfatizou a prevenção ao crime como função da prefeitura, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) fez um apelo nesta terça-feira (26) para que a Câmara dos Deputados aprove proposta de emenda à Constituição (PEC 534/02) de sua autoria que permite ao policiamento comunitário exercer também a parte preventiva. Tuma assinalou que a guarda municipal, já estruturada na maioria das cidades brasileiras, poderia assim contribuir muito no combate à criminalidade violenta.O senador disse que seu filho, o delegado Romeu Tuma Júnior, atual secretário Nacional de Justiça, também defendeu a idéia em palestras que proferiu recentemente, da mesma forma que ele vem fazendo desde 1995.Portanto, há uma grita generalizada em prol do emprego das guardas municipais no policiamento comunitário preventivo, sem que sensibilize a Câmara dos Deputados a ponto de dar andamento àquela PEC. Está empacada na Mesa, apesar de sufragada pelas comissões pertinentes. Parece ter caído num buraco negro - lamentou. Utilizando a escalada de violência e crime no Rio de Janeiro como exemplo, Tuma disse que teria sido mais inteligente e oportuna a utilização das guardas municipais na atividade preventiva do que empregar o Exército no policiamento. O senador frisou que as Forças Armadas são treinadas para a guerra e não para os serviços policiais.Décadas de trabalho policial ensinaram-me a nunca esquecer que as raízes do crime violento são as mais sensíveis ao policiamento comunitário. Mesmo porque, quando a violência atinge níveis alarmantes, é normal a população unir-se em ações de autodefesa. Se confiar, apóia as autoridades da segurança pública; se não, toma a lei nas próprias mãos ou contrata os execráveis justiceiros , alertou.
FONTE: AGÊNCIA SENADO
Fonte: www.guardasmunicipais.com.br

Um comentário:

GILVAN FAUNDES DE SOUZA disse...

A Associação dos Guardas Municipais de Pedras de Maira da Cruz, lutar para conserguir equipamentos pessoais para sua propria segurança e uma viaturas e motos.A associação dos Guardas Municipais apoia o PEC- juntamentes com todas sua familiares.