sábado, 19 de setembro de 2009


REALIZAÇÕES DA GCM - Ribeirão Preto/SP EM 2009
- COMANDO PRÓPRIO

Hoje não só temos um guarda de carreira no comando da GCM, como também temos guardas de carreira na Diretoria Operacional, Diretoria Administrativa, Chefia Operacional e Chefia de Treinamento e Habilitação.
A solicitação de comando próprio é muito antiga, vários governantes até prometeram durante a eleição, mas nunca cumpriam depois de eleitos. A Prefeita Dárcy Vera honrou sua promessa de campanha e realizou o sonho da categoria.

- QUALIFICAÇÃO DOS GCM´s
Por iniciativa pessoal da prefeita Dárcy Vera todo o efetivo da GCM está recebendo orientação de altíssimo nível. O curso realizado na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo é reconhecido como um dos melhores do país e com uma peculiaridade, pela primeira vez os GCM´s estão tendo na instrução de armamento e tiro a oportunidade de efetuarem 120 (cento e vinte) disparos, quantidade esta superior até mesmo aos que foram efetuados nos cursos de formação.
A atual Administração se preocupa com o investimento no ser humano e por isso uma das primeiras providências foi investir na qualificação do profissional GCM, o que certamente resulta em melhores serviços à população.

- CONTRATAÇÃO DE GCM´s
Depois de mais de 7 (sete) anos de espera, finalmente a contratação de GCM´s acontecerá. Ontem, 18 de setembro de 2009, a Prefeita Dárcy Vera autorizou a chamada dos 39 candidatos aprovados para conclusão do concurso em andamento e efetuação das contratações.
Nos últimos anos a GCM perdeu cerca de 40 profissionais, por diversos motivos (aposentadoria, óbito etc) sem que ocorresse a devida substituição. Com isso o atendimento a população foi prejudicado, pois enquanto a cidade crescia o efetivo da GCM diminuía.
Não podemos esquecer que a última contratação em 2002 foi de apenas 21 GCM e a penúltima em 1997 de apenas 17 GCMF´s. Hoje, transcorridos somente 8 meses e dezoito dias da atual Administração a Prefeita Dárcy Vera autorizou a contratação de 39 (trinta e nove) GCM´s.

- GCM´S NA COMISSÃO DE LICITAÇÃO
Antes a Comissão de Licitação era restrita a poucos e não se comentava o assunto com os GCM´s. Hoje temos GCM´s do operacional participando e podendo colaborar e fiscalizar para a lisura dos procedimentos licitatórios.

- PATRULHAMENTO CICLÍSTICO
Em março de 2009 implantamos o patrulhamento ciclístico na área central, o que tem gerado excelentes retornos e muitos elogios dos comerciantes e população que realizam suas compras no centro da cidade. Este tipo de serviço consagra a filosofia do patrulhamento comunitário e aproxima a GCM da população.

- PATRULHAMENTO MOTOCICLÍSTICO
Neste 2º semestre providenciamos o conserto das motos, mudamos a plotagem para azul marinho e voltamos a ter o patrulhamento motociclístico. Este tipo de serviço significa que os GCM´s podem contar com um apoio mais rápido e também é o veículo ideal para combater os furtos cometidos por adolescentes em bicicletas, que tem atemorizado a região central e oeste da cidade.

- PROJETOS NAS ESCOLAS
No 1º semestre de 2009 os projetos da GCM ampliaram o nº de crianças atendidas:
Educando para a Vida: 950 crianças
Anjos da Guarda : + de 3.300 crianças
Amigos da Natureza: 816 crianças
Desta forma, a GCM tem contribuído para a formação de cidadãos de caráter e para o futuro de nossas crianças, orientando-as para o perigo das drogas, a importância dos estudos, o respeito aos mais idosos, a solução pacífica de conflitos, o respeito ao meio ambiente, a educação no trânsito etc.

- PRISÕES EM FLAGRANTE
A GCM aumentou o nº de prisões em flagrante em 2009. Para se ter uma idéia, em 2008, de janeiro a dezembro foram efetuadas 11 (onze) prisões em flagrante; em 2009, de janeiro a agosto a GCM efetuou 14 (quatorze) prisões em flagrantes. Em pouco mais da metade do tempo realizou-se 3 (três) prisões a mais em relação ao ano anterior. Estes resultados é fruto de um trabalho sério e da dedicação dos GCM´s.

- INFOSEG
Este é o Sistema de Informações mais moderno do país, que garante, entre outras coisas, o acesso às placas de veículos e fichas criminais. O convênio em parceria com o Ministério da Justiça já foi assinado pela Prefeita Municipal Dárcy Vera e estamos aguardando o envio dos equipamentos, que também são fornecidos pelo governo federal, sem qualquer ônus à Administração Municipal.

- ATENDIMENTO DE SOLICITAÇÕES
A Administração têm mantido dialogo permanente e atendido as solicitações da CIPA, Sindicato Servidores Municipais e Associação dos GCM´s, vejamos:

• Curso de Requalificação dos GCM´S, de qualidade comprovada;
• participação de GCM´s na Comissão de Licitação;
• Contratação de GCM´s (já autorizada e será colocada em prática nos próximos dias);
• aquisição de protetor solar;
• colocação de grade de proteção nas vtr´s Blazer e Parati;
• reforma do banheiro, que passou a ter dois vasos sanitários, um mictório e dois chuveiros; (antiga solicitação);
• aquisição de filtro de água;
• Escala de dois GCM´s com dois rádios de comunicação nas Distritais de Saúde;
• Campanha de Vacinação da Gripe;
• aquisição de garrafas térmicas para garantir aos GCM´s água gelada em treinamentos e eventos;
• aquisição de álcool em gel.
• aquisição de ventilador para a cabine do calçadão
Entre outras coisas.

- 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (CONSEG)
A GCM coordenou a etapa municipal de Ribeirão Preto da 1ª CONSEG, que foi sucesso absoluto tendo sido a maior do Estado de São Paulo com mais de mil participantes. Ribeirão Preto esteve presente em todas as etapas (municipal, regional, estadual e nacional) e por escolha da Prefeita Darcy Vera o Superintendente GCM André Tavares foi o representante do poder público municipal na etapa nacional em Brasília, oportunidade em que foram aprovados princípios e diretrizes de extrema importância para o desenvolvimento da instituição GCM, quais sejam:

Princípio 5 - Pautar-se pelo reconhecimento jurídico-legal da importância do município como co-gestor da área, fortalecendo sua atuação na prevenção social do crime e das violências. (258 VOTOS)Diretriz 8. 2.18 B - Regulamentar as Guardas Municipais como polícias municipais: definir suas atribuições constitucionais; regulamentar a categoria; garantir direitos estatutários, dentre eles jornada de trabalho, plano de carreira, aposentadoria, assistência física e mental, regime prisional diferenciado, programas habitacionais, seguro de vida, critérios do exame psicotécnico a cada quatro anos, concurso público, com exigência mínima de nível médio completo. (697 VOTOS) Princípio 5 - Pautar-se pelo reconhecimento jurídico-legal da importância do município como co-gestor da área, fortalecendo sua atuação na prevenção social do crime e das violências. (258 VOTOS).

- SERVIÇOS EVENTUAIS DA GCM

REINTEGRAÇÕES DE POSSE
Neste primeiro semestre a GCM participou de 5 (cinco) reintegrações de posse, com atuação brilhante dos guardas civis municipais, que garantiram o cumprimento da ordem judicial sem que ocorresse qualquer ato de violência.
1- Reintegração de área na Av. dos Andradas;
2- Reintegração de área na Av. Cásper Líbero;
3- Reintegração de área na Via Norte
4- Reintegração de área no Jd Aeroporto;
5- Reintegração de área na Barragem de santa Tereza.

DEFESA CIVIL
A GCM, representando a Defesa Civil do Município, em 2009 já atuou efetivamente em 4 casos de enchentes e 2 Vendavais (Portal dos Ipês e Bonfim Paulista), prestando auxílio a população.

MANIFESTAÇÕES NO PALÁCIO DO RIO BRANCO
A GCM atuou em manifestações em frente à Prefeitura e de maneira ordeira e sem violência garantiu a preservação do patrimônio público e contribui para a solução pacífica do conflito.

CONCLUSÃO

Embora tenha transcorrido apenas 8 meses e 18 dias deste governo, verifica-se que obtivemos avanços muito importantes para o crescimento da Instituição GCM e melhoria no atendimento à população. É sabido que ainda resta muito por fazer, mas devemos ter em mente que estamos apenas no início e que somente com a união de TODOS é que será possível a consagração de todos os nossos anseios.
Amigo(a) GCM(f), hoje temos uma Prefeita que acredita em nosso potencial e reconhece a importância da GCM para a sociedade e por isso ela tem investido na corporação. Diante disto, conclamo a todos os GCM´s para que os excelentes serviços prestados a população pela instituição sejam aperfeiçoados a cada dia, pois é do reconhecimento de nossa importância e qualidade de nossos serviços que alicerçaremos as solicitações essências para a categoria, tais como, plano de carreira, pagamento de gratificações, regulamentação da carga horária etc.
Por fim, agradeço o apoio que tenho recebido de todos os GCM(F)´s.

19/09/09

André Luiz Tavares
Comandante GCM-RP

Nenhum comentário: